UMA QUESTÃO DE ESCOLHA
Passamos a vida escolhendo coisas: que roupa vestir ou comprar, o que almoçar ou jantar, aonde passear, com quem namorar ou casar, quantos filhos ter, que nome dar a eles, em que escola irão estudar, que curso ou faculdade fazer, que profissão exercer. Enfim, é uma escolha atrás da outra, da mais simples a mais complexa. Muitas vezes com medo de fazer a escolha errada acabamos pedindo a ajuda de outras pessoas para tomar a decisão por nós. Só que não dá para fazer assim com tudo. Por exemplo: Aceitar ou não aceitar Jesus como Salvador é uma decisão única e exclusivamente minha; que exemplo seguir também é uma escolha minha.
Na vida cristã vamos sempre fazer escolhas. A primeira delas é escolher aceitar Jesus, escolher servir a Deus e só a Ele adorar. Daí pra frente muitas outras escolhas serão necessárias: Escolher entre buscar mais e mais de Deus, crescendo no conhecimento da Sua Palavra ou me acomodar com uma vida cristã atrofiada; escolher entre usufruir das grandes bênçãos que Deus tem para a minha vida ou me contentar com as migalhas de bênçãos que caem das bênçãos dos outros; escolher entre ficar em casa dormindo até mais tarde ou acordar cedo e vir para a Escola Bíblica Dominical onde vou estudar a Bíblia com meus irmãos; escolher entre ficar em casa assistindo TV ou vir para os Cultos adorar e louvar ao Deus Vivo e Verdadeiro; escolher seguir o exemplo dos grandes homens de Deus que fizeram o que era bom e reto diante de Deus ou seguir o exemplo dos homens que fizeram o que era mau diante de Deus; diante de um problema, escolher entre tentar resolver do meu jeito ou entregar tudo para Deus crendo no Seu Poder Sobrenatural para resolver qualquer coisa.
Na Bíblia temos pessoas que fizeram boas escolhas e outras que fizeram escolhas ruins. Quero destacar alguns exemplos:
1. A escolha de Josias – em II Rs. lemos sobre o rei Josias, que tendo assumido o reino de Judá com apenas oito anos, precisou fazer uma escolha muito importante: seguir o exemplo de seu pai e de seu avô que fizeram o que mau diante de Deus ou fazer o que era bom e reto. Ele escolheu seguir o exemplo de Davi e fez o que era reto perante o Senhor, andou em todo o caminho de Davi, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda (22:2; 23:3). Uma escolha sábia. Ele escolheu ser diferente e fazer a diferença!
2. A escolha dos amigos de Daniel que tendo sido levados como escravos para a Babilônia tiveram que escolher entre permanecer firme adorando ao Deus Verdadeiro ou se curvar diante de imagens. Escolheram continuar adorando a Deus mesmo sabendo das conseqüências dessa escolha, mas sempre confiando no Deus que serviam. Da mesma forma Daniel escolheu continuar fiel à Deus. Os quatro: Daniel e seus três amigos escolheram recusar o banquete oferecido pelo rei por ser algo contrário aquilo que eles haviam aprendido sobre Deus.
3. A escolha de Marta que diante da presença de Jesus em sua casa escolheu ficar andando de um lado para o outro, ocupada com seus afazeres domésticos ao invés de aproveitar aquele momento aos pés de Jesus, ouvindo os Seus ensinamentos como fez Maria.
4. A escolha do jovem rico que escolheu ficar com sua riqueza a abrir mão dela para seguir a Jesus.
Cada escolha feita teve uma conseqüência diferente, Assim também é com as escolhas que fazemos no dia-a-dia ou na vida espiritual.
Hoje, é preciso escolher: aceitar as coisas como são ou fazer algo para mudar; continuar dizendo que não tem mais solução para o meu problema ou confiar no Deus que pode resolver qualquer problema; calar-me diante das pessoas que não acreditam em Deus ou falar da existência de um Deus Vivo e defender aquilo em que acredito; ficar acomodado dentro da Igreja ou sair pelo mundo proclamando o Evangelho que salva, cura e liberta (mundo = sua família, sua rua, seu local de trabalho, sua escola, etc...); ficar sentado no banco sem fazer nada porque não concordo com A ou B ou me envolver na Obra e nos trabalhos da Igreja independente de pessoas porque tudo o que faço, faço para Deus. As escolhas que faço e farei determinará aquilo que sou e serei.
Que escolhas você tem feito? Escolha entregar o seu coração totalmente nas mãos de Deus, viva uma vida de consagração à Deus, de santificação, de entrega total e irrestrita à Deus, dando a sua vida por amor Aquele que por ti deu a Vida e receba os benefícios dessa escolha.
Mis. Jacira da Silva Cordeiro da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário