MAIS IMPORTANTE QUE ACREDITAR, É CONHECER
Existem muitas pessoas que não acreditam em Deus; outras tantas que acreditam mas não tem nenhum compromisso com Ele, lembram-se d’Ele quando a situação aperta. Isso acontece porque não O conhecem. Não basta acreditar na existência d’Ele, é preciso conhecê-lO. O quanto eu conheço Deus fará toda a diferença na minha postura diante dos obstáculos que a vida me impuser. Conhecendo a Deus, saberei que Ele conhece as minhas preocupações, dificuldades, tristezas, e Ele está atento para me dar forças, orientar, consolar e me erguer quando eu precisar.
A Bíblia conta a história de um homem chamado Josafá (II Cr. 20). Após receber a notícia de que uma grande multidão vinha contra ele, teve medo. Mas o medo não o fez ficar parado, ele conhecia Alguém que podia ajudá-lo. Com Josafá vamos aprender um pouco sobre a diferença que faz conhecer ou não conhecer a Deus.
Conhecer a Deus fez Josafá: [1] Clamar à Ele na certeza de que Ele ouve e atende ao clamor dos Seus servos. Josafá se pôs a buscar ao Senhor, e na sua oração demonstra que de fato Ele conhecia a Deus: “Não és Tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na Tua mão está a Força e o Poder, e não há quem Te possa resistir”. [2] Se entregar totalmente a Ele: “Porque em nós não há força, porém os nossos olhos estão em Ti”. Deus ouviu e atendeu ao clamor de Josafá e em resposta à sua oração Deus diz: “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas Minha. Amanhã descereis contra eles. Neste encontro não tereis de pelejar: tomai posição, ficai parados, e vede o salvamento que Eu te darei”. [3] Louvar e adorar à Ele em meio as dificuldades. No instante em que recebeu a resposta de Deus, antes mesmo de ver a bênção, Josafá se prostrou com o rosto em terra em adoração a Deus não pelo que Ele havia feito, mas pelo que Ele faria. É fácil ser fiel, louvar ao Senhor quando tudo está bem, quando temos saúde, paz, estabilidade financeira, etc.; mas quando somos abalados por sérios problemas, quando somos surpreendidos por situações ruins, qual é a nossa reação? [4] Obedecer a Deus. No dia seguinte Josafá e todo o povo fizeram exatamente o que Deus lhes mandara fazer. E enquanto o povo cantava e dava louvores a Deus, pôs o Senhor emboscadas contra os inimigos e foram todos desbaratados. Quando Josafá e todo o povo chegam ao alto que olha para o deserto, procurando ver a multidão, eis que eram corpos mortos que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente. Eles tornaram a Jerusalém com alegria porque Deus os alegrara com a vitória sobre seus inimigos.
Quanto mais eu conheço a Deus mais eu confio n’Ele; mais forte e capaz eu me torno para suportar tudo aquilo que me atrapalha em minha vida e meu ministério; mais equipado eu me torno para trabalhar para Ele e estar ocupado e ativo no Seu ministério; mais vontade eu tenho de estar na presença d’Ele conversando com Ele e ouvindo a Sua doce voz; mais facilmente reconhecerei a Sua voz e saberei discernir a voz de Deus da voz do meu coração e assim obedecerei a Ele. Conhecer a Deus me ajudará na minha vida de oração, na minha adoração à Ele, me ajudará a estar ocupada com Ele.
Josafá conhecia verdadeiramente o Deus que ele servia e sabia que Deus faria o impossível acontecer e lhe daria a vitória. O mesmo Deus de Josafá é o mesmo Deus que eu sirvo. Esse conhecimento de Deus virá através de uma vida de oração e de estudo da Bíblia, vida de intimidade com Deus. Conhecer a Deus não é simplesmente saber que Ele existe, mas é conhecer as Suas características, Seus atributos, Sua qualidade, saber do que Ele gosta e do que não gosta; à medida que O conheço mais e mais vou descobrindo o que Ele quer para a minha vida e vou trilhando o caminho da Sua vontade que é sempre boa, perfeita e agradável. Conhecer a Deus me fará acreditar que mesmo que tudo pareça dizer não, obterei a vitória por que é Deus quem peleja as minhas guerras. E como Josafá, voltarei com alegria, porque o Senhor me alegrará com a vitória. Diga hoje para o teu Deus: “Deus, em mim não há força para resistir a essa grande multidão que vem contra mim, e eu não sei mais o que fazer; porém os meus olhos estão postos em Ti, porque eu Te conheço e sei que Tu és Deus Todo-Poderoso, Fiel, Justo, Santo, Amor, que faz o impossível, que age no invisível, e faz o sobrenatural acontecer, que mesmo naqueles momentos em que parece que Tu não estás fazendo nada, Tu estás trabalhando em meu favor. Te conhecer, e prosseguir em te conhecer. Esse é o alvo da minha vida, Senhor!”
Mis. Jacira da Silva Cordeiro da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário