S E M E A D O R D E E S P E R A N Ç A
Vivemos dias de total desesperança. As situações que vemos acontecer no mundo parecem não ter uma solução. O homem está destruindo a natureza e colocando em risco a vida no planeta; as pessoas estão vivendo prisioneiras nas suas próprias casas por causa do medo causado pelo aumento da violência; um número cada vez maior de casamentos desfeitos, a família é considerada por muitos, como instituição falida; os filhos rebelando-se contra os pais e os pais indiferentes aos filhos, isso quando um não tira a vida do outro; jovens buscando nas drogas, refúgio e solução para seus problemas; a ciência se desenvolvendo em áreas que nos amedrontam, homens querendo tomar o lugar de Deus; somos bombardeados com notícias ruins o tempo todo veiculadas nas rádios, TVs e jornais; o número de suicídios e homicídios aumentando, pessoas se vendo tão desesperadas que para elas a única solução é dar cabo da própria vida, ou muitas vezes da vida do outro, achando que assim o problema se soluciona; e a cada dia mais e mais pessoas estão desistindo dos seus ideais, sonhos, ministérios, projetos, de suas famílias e até de si mesmas por uma única razão: não conseguem enxergar a luz no fim do túnel, não acreditam mais que as coisas podem mudar, podem ser diferentes; não acreditam que dias melhores ainda possam existir.
Ainda há uma esperança! Diz a letra de uma canção, baseada em Jó 14:7-9: “Há esperança para o ferido. Como árvore cortado, marcado pela dor. Ainda que na terra envelheça a raiz. E no chão, abandonado, o seu tronco morrer. Há esperança pra você. Ao cheiro das águas brotará. Como planta nova florescerá. Seus ramos se renovarão. Não cessarão os seus frutos. E viverá”. Há esperança para as famílias, para Mesquita, para as Nações. Deus é a nossa Esperança! E nós, como cristãos, precisamos levantar a nossa voz e proclamar as Boas Novas de Salvação que traz esperança ao coração ferido, angustiado, desanimado, entristecido, desesperado.
A Bíblia fala de um homem que no meio da desesperança semeou a esperança. Seu nome? Calebe. Ele e mais 11 homens, um de cada tribo de Israel, recebeu a missão de ir até a terra de Canaã para fazer um reconhecimento da área e trazer um relatório para Moisés. Os 12 espias foram e espiaram a terra. Voltaram com um relatório como Moisés havia pedido. 10 dos 12 espias trouxeram um relatório desanimador; disseram que não podiam entrar na terra porque o povo que habitava aquela terra era muito poderoso, eram gigantes, era terra que devora os seus moradores; e eles se sentiram como gafanhotos diante daquele povo. No meio de uma mensagem de desânimo, desesperança, incredulidade, desconfiança, levantou-se a voz de um homem dizendo: “Eia, subamos e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela”. Mesmo quando todos disseram não, Calebe disse sim, ele semeou a esperança; mas o relatório dos 10 espias fez com que todo o povo de desesperasse, eles estavam com medo e não conseguiam mais acreditar que era possível entrar naquela terra. Eles conheciam Deus, haviam presenciado os milagres que Ele fizera no meio deles, mas o medo, o desespero fizeram com que eles se esquecessem de que Deus era Quem havia feito a promessa de dar-lhes a Terra Prometida, e que Deus sempre cumpre Suas promessas. Calebe e Josué, de toda aquela geração, foram os únicos a entrar na Terra Prometida porque não se desesperaram, confiaram em Deus e semearam a Esperança!
Um semeador de esperança: [1] Tem sempre uma palavra de ânimo, que impulsiona as pessoas para frente, mesmo diante de palavras contrárias. [2] Não se curva diante do medo – o medo faz com que as coisas pareçam ser maiores do que na verdade são. [3] Acredita sempre que as coisas podem ser diferentes, mesmo que tudo mostre o contrário. “Quando tudo diz que não, Sua voz me encoraja a prosseguir. Quando tudo diz que não ou parece que o mar não vai se abrir. Eu sei que não estou só. E o que dizes sobre mim não pode se frustrar. Venha em meu favor e cumpra em mim Teu querer. O Deus do impossível. Não desistiu de mim. Sua destra me sustenta. E me faz prevalecer”. [4] Consegue enxergar além dos obstáculos, além do medo porque o seu olhar está em Deus e não nas circunstâncias ou nas situações. [5] Confia incondicionalmente em Deus e no cumprimento das Suas promessas. Deus sempre nos diz: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.
A mensagem de esperança no Deus a quem servimos pode sobrepor a mensagem de desesperança diante deste mundo caótico; mas para que isso aconteça nós que conhecemos o Deus da Esperança, precisamos levantar a nossa voz em alto e bom som e proclamar aos quatro cantos da terra que HÁ ESPERANÇA EM JESUS!
Seja você um semeador de esperança!!
Que Deus nos abençoe! Mis. Jacira da Silva Cordeiro da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário