QUANDO NÃO HOUVER MAIS ASSUNTO
Vivi numa cidadezinha no interior de Minas Gerais até os meus dezoito anos. Deixei amigos, parentes e muitos conhecidos para trás. Dentre os meus amigos destaco uma amiga com quem estudei por sete anos. Éramos amigas de verdade, conversávamos sobre tudo, tínhamos muitos assuntos. Com a distância, o passar do tempo e a impossibilidade de mantermos contatos freqüentes a nossa amizade foi aos poucos deixando de ser “aquela amizade”. Já não conversávamos tanto... Mas, ainda a considero minha amiga e sempre que possível procuro saber como ela está.
Amizades verdadeiras nascem de uma convivência com a outra pessoa, quando se aprende a conhecer o outro, saber do que gosta e do que não gosta, quais são as suas preferências; quando se descobre gostos semelhantes e afinidades; quando se aprende também a perceber apenas por um pequeno gesto, ou uma simples palavra, ou um olhar se a pessoa está bem ou não; amigo de verdade chora com o amigo, se alegra com o amigo, festeja com o amigo, está ali do lado seja nos momentos bons ou nos momentos ruins, na festa ou no luto. Para se chegar a esse estágio de conhecimento de uma pessoa é preciso cultivar essa amizade, é preciso gastar tempo com ela. Se não cultivarmos essa amizade, ou seja, se não cuidarmos dela, como se cuida de uma planta, regando, adubando, tirando ou colocando ao sol, tirando as ervas daninhas, etc., aos poucos a amizade deixará de ser amizade e aquela pessoa passará a ser apenas alguém que conhecemos. Quando pararmos pra conversar já não teremos tantos assuntos como antes, já não conseguiremos sequer perceber quando ela não está bem.
Na vida cristã temos um Grande Amigo: Deus, Verdadeiro e Fiel Amigo. Amigo com quem podemos conversar, desabafar, pedir ajuda, conselhos. Um Amigo que, seja a que hora for, está sempre do nosso lado e pronto para nos atender. Um Amigo que nos aceita do jeito que somos, que nos defende dos nossos inimigos, que nos ama e porque nos ama também nos corrige. Um Amigo que nos conhece como ninguém sabe o que pensamos, o que desejamos, o que precisamos,... Mas, quando não há mais assuntos pra conversar com esse Amigo? Quando não conseguimos parar para conversar com Ele em oração? Quando não compartilhamos mais com Ele as nossas alegrias, os nossos sonhos e projetos? Quando não paramos para pedir conselhos sobre uma decisão que precisamos tomar? Quando só conseguimos lembrar d’Ele quando a situação aperta? Algo está errado e com certeza o problema não está em Deus. Nós é que não estamos cultivando essa amizade. Talvez nós estejamos permitindo que as ervas daninhas (pecado) cresçam de tal maneira que sufoque essa amizade e com isso começamos a nos distanciar d’Ele e o com o passar do tempo vamos perceber que o nosso relacionamento com Ele já não é mais o mesmo. Que nós sequer O conhecemos como achávamos que conhecia. E quando somos confrontados com essa realidade começamos a buscar explicações e damos desculpas do tipo: “a vida é tão corrida, não tenho tempo para nada, os afazeres do dia-a-dia tomam todo o meu tempo”.
Mas, graças a Deus, que por mais que nós nos distanciemos d’Ele, por mais que nós não paremos para conversar com Ele, por mais que o tempo passe Ele sempre vai estar lá nos esperando com Suas mãos de amor prontas para segurar na nossa mão. Ele espera simplesmente que nós busquemos a restauração dessa amizade, desse relacionamento com Ele.
É preciso cultivar a amizade com Deus. E a forma de cultivarmos essa amizade é lendo, estudando e meditando diariamente na Sua Palavra (Deus falando conosco) – é quando nós vamos conhecer a Sua vontade; e orando todos os dias (nós falamos com Ele), mas não só pedindo coisas, também suplicando o Seu perdão, clamando por uma transformação em nossas vidas, pedindo que Ele nos faça ter mais e mais intimidade com Ele, que Ele tire de nós tudo aquilo que não está de acordo com a Sua palavra e que Ele nos molde segundo o Seu querer, orar agradecendo, louvando e adorando por tudo o que Ele é e por tudo o que Ele tem feito por nós. Assim fazendo estaremos cultivando a nossa amizade com Deus e sempre teremos assuntos para conversar com Ele, porque Ele sempre tem assuntos para falar conosco, nós é que às vezes não paramos para ouvi-lO.
Mis. Jacira da Silva Cordeiro da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário