1º de Abril - Dia da Mentira???
Embora muitas pessoas, devido ao corre-corre do dia-a-dia, não têm mais tanto tempo para pregar peças e mentiras no dia 1º de abril, ainda existem muitas pessoas que encontram tempo e se utilizam dessa data como um meio de entretenimento. Entre as crianças, de idades variadas, o dia da mentira ainda é uma sólida realidade, visto que nas escolas sofrem grande influência das brincadeiras em torno desse dia. Pergunto, então: Quem ensinou as crianças que 1° de abril é dia de mentir? Quais as conseqüências dessa brincadeira? Será que se trata mesmo de um hábito inocente? Será que só as crianças mentem nesse dia? Passar trotes e mentiras no dia 1° de abril é um costume comemorado em todo mundo.
A origem desse dia - Por se tratar de folclore, existem várias interpretações atribuídas a origem do dia da mentira. No Brasil, o folclórico dia da mentira foi trazido pelos portugueses.
O dia da verdade - Por que os homens escolheram um dia para a mentira? Por que não existe um dia para a verdade? A resposta vem da própria Palavra de Deus, que diz: "Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras" – Sl. 58:3. Qual seria então o dia da verdade? Asseveramos que não existe um dia específico para a verdade, mas sim, que devemos sempre dizer a verdade: "Por que a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade" – Pv. 8:7.
A Bíblia não faz distinção entre pecado, pecadinho e pecadão! Toda e qualquer transgressão aos preceitos determinados pela Palavra de Deus é pecado e necessita de perdão! A mentira é pecado, e é um hábito corriqueiro na sociedade atual. É muito comum as pessoas mentirem para tentar resolver as questões mais simples da vida. Por exemplo, mentem para serem aceitas em determinado grupo, ou para não terem de dar maiores explicações. Mas os fins não justificam os meios. O problema maior consiste quando a pessoa toma a mentira como verdade.
A mentira é mais um dos muitos laços que Satanás se utiliza para povoar o lago de fogo e enxofre, que é o destino eterno da besta, do falso profeta, do próprio satanás e de todos aqueles que a praticam: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" – Ap. 21:8.
A Bíblia declara que um abismo chama outro abismo (Sl. 42:7). Seguindo esse raciocínio, podemos dizer que uma mentira atrai outra mentira. Quando se mente uma vez mentirá outra vez para sustentar a primeira mentira e assim vai... Quando menos se esperar a pessoa que mentiu estará presa numa teia de mentiras. Um ditado popular que diz: A mentira tem perna curta. Abraham Lincoln, disse: Pode-se enganar todas as pessoas durante todo o tempo, mas não se pode enganar todo mundo por todo tempo.
Exortações bíblicas quanto a mentira: “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos” – Sl. 101:7. “A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará” - Pv. 19:9. “O justo odeia a palavra de mentira” – Pv. 13:5. “O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade dura só por um momento” – Pv. 12:19. "Estas coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre os irmãos" – Pv. 6:16-19.
A mentira tem suas raízes no diabo, "que foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" – Jo.8:44. Em contraste, lemos: "Falai a verdade cada um com o seu próximo" – Zc. 8:16. "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos" – Cl. 3:9.
Devemos orar a Deus pedindo: "Guia-me na Tua Verdade, e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha Salvação" – Sl. 25:5. "Ensina-me, Senhor, o Teu Caminho, e andarei na Tua Verdade; dispõe-me o coração para só temor ao Teu Nome" – Sl. 86:11.
Fiquemos, pois, com a verdade, busquemos a verdade, falemos a verdade, sigamos a verdade.
Extraído e adaptado pela Mis.Jacira da Silva Cordeiro da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário