Mas... havia um “pequeno problema”!
Deus disse a Abraão que ele seria pai de uma grande nação, e prometeu dar a terra de Canaã (Gn. 12:1-3). Era uma promessa de Deus, e o que Deus promete, Ele cumpre. Passaram-se algum tempo e o povo de Israel tornou-se cativo no Egito. Deus levantou um homem chamado Moisés para libertar o Seu povo do domínio egípcio e lidera-los na viagem rumo à Terra Prometida.
Enquanto Moisés liderava o povo, mandou doze homens para espiar a terra de Canaã, a fim de trazer informações de lá. Estes espias viajaram 40 dias e voltaram com muitas novidades: a terra era boa, os frutos maravilhosos, mas... havia um “pequeno problema” – as cidades eram fortificadas e havia gigantes ali. Eles ficaram com medo e disseram a Moisés que era impossível conquistar aquela terra porque o povo que lá habitava era mais forte que eles (Nm. 13:31). Os espias eram príncipes, mas até disso haviam se esquecido e aos seus próprios olhos eram como gafanhotos; e também desanimaram o povo, dizendo: “A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que devora os seus moradores; e todos que vimos nela são gigantes” (Nm. 13:32).
Dez espias agiram assim, mas dois, pensaram e agiram diferentes: Josué e Calebe. Deus havia prometido a Terra de Canaã, e eles tomaram posse dessa promessa, por isso Calebe falou: “Eia! Subamos e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela” (Nm. 13:30). Acho que os espias incrédulos haviam se esquecido do Mar Vermelho que Deus abriu, do pão que caiu do céu para alimenta-los, da nuvem e da coluna de fogo que os guiava, e de tantos outros milagres que Deus fizera. Geralmente, quando a gente esquece das maravilhas que Deus fez em nossas vidas, ficamos com medo e nossa fé enfraquece.
Josué e Calebe, ao contrário dos demais espias, encorajaram Moisés e o povo a prosseguirem na certeza de que o Deus que havia feito a promessa de dar-lhes a terra de Canaã é Fiel, e Ele lhes daria vitória, afinal diante do poder de Deus, o que são os gigantes? Por confiar em Deus, Josué e Calebe, receberam o cumprimento da promessa e entraram na Terra Prometida, na terra de Canaã.
Às vezes somos levados a ter a atitude dos 10 espias que duvidaram, e aos nossos olhos os nossos problemas parecem “gigantes” e somos tão pequenos, tão fracos, tão impotentes. Achamos que não vamos conseguir passar por eles.
Dia após dia, “gigantes” tem se levantado contra nós, muralhas imensas são erguidas à nossa frente para nos fazer parar, para nos fazer desistir, mas Calebe nos ensina uma grande lição: o segredo para não termos medo diante dos problemas é lembrarmos das bênçãos que Deus fez e faz em nossas vidas, e também confiar nas promessas que Ele tem para nós. O que Deus prometeu para você vai se cumprir! O que Deus prometeu para mim vai se cumprir! O que Deus prometeu para essa Igreja vai se cumprir! Pode parecer que esse dia nunca vai chegar, parece mesmo que as promessas de Deus nós não vamos viver, mas eu creio que Aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la, Ele não descansará, não desistirá enquanto não houver terminado a obra, enquanto não tiver cumprido as Suas promessas. Podem vir o gigante que for, aliás pode vir um exército de gigantes contra nós, contra essa Igreja, pode surgir diante de nós a maior das muralhas, mas os gigantes cairão por terra, as muralhas ruirão diante do poder do Deus Todo-Poderoso, o Rei do Universo, Aquele que domina sobre tudo e sobre todos, Aquele que vai à frente e peleja as nossas guerras. Então, anime-se, tenha coragem, prossiga avançando porque os planos de Deus nas nossas vidas não serão frustrados.
Ao invés de dizer: “Mas... há um pequeno problema”, vamos dizer: “Eu tenho um Grande Deus, que é o Todo-Poderoso, e com Ele não tenho que temer os “gigantes”, pois com Ele sou muito mais que vencedor”.
Mis. Jacira da Silva Cordeiro da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário