A LIÇÃO DOS GANSOS
Quando se vê bandos de gansos voando rumo ao sul, formando um grande "V" no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem dessa forma. Sabe-se que, quando cada ave bate as asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente de trás. Ao voar de forma "V", o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de vôo do que uma ave voando sozinha.
Lição: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade, podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente. A união faz a força! Juntos somos mais fortes. Precisamos ter sempre em mente que somos uma comunidade e precisamos saber viver em comunidade.
Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessária para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente à sua frente.
Lição: Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa ajuda aos outros. Se fizermos sozinhos levaremos muito mais tempo, além de ser muito mais difícil.
Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança.
Lição: É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras. Poder contar com o apoio do outro para ajudar quando estamos cansados, sem forças para continuar, faz toda a diferença!
Os gansos de trás gritam, encorajando os da frente para que mantenham a velocidade.
Lição: Precisamos nos assegurar de que o nosso "grasno" seja encorajador para que as pessoas ao nosso redor aumentem o seu desempenho. Que da nossa boca saiam palavras de ânimo, de encorajamento, palavras que façam o outro seguir adiante, ultrapassando as barreiras e os obstáculos que surgirem pelo caminho.
Finalmente, quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente ou até que morra. Só então levantam vôo sozinhos ou em outra formação a fim de alcançar seu bando.
Lição: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado dos outros em todos os momentos, principalmente nos momentos difíceis. Quando amamos de verdade, a dor do outro se torna a nossa dor; com ele nos alegramos e com ele também choramos.
Até com os gansos podemos aprender! Hoje, quando comemoramos 65 anos de existência, 65 anos divulgando o Evangelho aqui em Mesquita, que possamos pensar nas lições que os gansos nos ensinam, e assim viver ano após ano, unidos, buscando alcançar o nosso objetivo e cumprir a missão recebida de Deus e que é a razão de existirmos: EVANGELIZAR!! Levar Cristo ao mundo!
Texto Adaptado pela Mis. Jacira da Silva Cordeiro da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário