QUANDO DEUS PERDE O SEU LUGAR
Assim que começamos a estudar a Bíblia, uma das primeiras coisas que aprendemos é que Deus é Eterno, não foi criado por ninguém, Ele sempre existiu e sempre existirá, é Absoluto, Rei e Dominador do Universo, Criador de todas as coisas, tem Seu trono estabelecido nos céus; Deus Grande e Poderoso. II Cr. 6:18 diz: “Eis que os céus e até o céu dos céus não Te podem conter”.
Aprendemos também que nada pode ser escondido de Deus, que Ele é Deus onipresente, Ele está em todos os lugares, vendo tudo o que acontece na Terra. Ele sabe de tudo o que se passa no mais profundo do nosso coração. O Salmista Davi, no Sl. 139:7-12 diz: “Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão, e a Tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não Te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa”.
Esse é o nosso Deus! O lugar d’Ele como Deus, Ele não perde porque Ele é o Dono do Mundo; diz a Palavra em Jr. 10:6 “ninguém há semelhante a Ti, ó Senhor; Tu És Grande, e Grande é o Poder do Teu Nome”. Então como explicar o título dessa pastoral? De fato Deus não perde o Seu lugar como Deus Absoluto, Único e Verdadeiro em toda a Terra, mas Ele pode perder o lugar d’Ele na nossa vida.
Diz a Palavra: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus”, ou seja, coloque Deus em primeiro lugar na sua vida. Infelizmente não é o que tem acontecido. Deus é muitas vezes colocado em segundo plano: primeiro o trabalho, primeiro o lazer, primeiro a família, primeiro o estudo e com isso Deus perde o lugar que é d’Ele por direito porque a nossa vida pertence a Ele, tudo o que temos vem d’Ele.
Mas afinal, o que acontece quando Deus perde o Seu lugar na nossa vida? Perde-se a vontade de ler a Bíblia e de orar, e a comunhão com Deus fica interrompida; perde-se a vontade de vir à Igreja, de assistir o Culto; a TV se torna mais interessante do que as aulas na EBD e do que os Cultos de Louvor e Adoração à Deus; começa a surgir um monte de pequenas coisas para afastá-lo da comunhão com a Igreja e por consequência com Deus, tais como: não tenho roupas, as pregações são cansativas, o louvor é parado, a Igreja é fria, estou muito cansada hoje, etc...
E quando Deus está em primeiro lugar, o que é diferente? Ele controla a nossa vida e não damos um passo sem buscar a Sua direção e Sua vontade que é sempre boa, perfeita e agradável; damos à Ele o melhor do nosso tempo; queremos mais d’Ele, mas não ficamos de braços cruzados esperando simplesmente que o alimento espiritual nos chegue à boca, naturalmente teremos vontade de ler a Bíblia, de falar com Ele, de buscar a Sua presença dia após dia, de adorá-lO em espírito e em verdade; tomamos postura de servos submissos à vontade de Deus, que vive para pregar o Evangelho seja onde for: no trabalho, na escola, na vizinhança, no lar...; tudo o que fazemos, seja tocar um instrumento, cantar, pregar, limpar o Templo, cuidar das crianças, é feito para Deus e não para agradar homens; os nossos olhos deixam de estar nos problemas e passam a estar no Deus que tem solução para todos os problemas.
Uma canção bem conhecida do povo de Deus diz: “Onde está o teu deus, onde ele está? Meu Deus está no céu, também no meu coração, o do mundo está morto, mas o meu ressuscitou”. É exatamente isso, Ele está no céu, mas também está no coração de todos aqueles que um dia entregaram suas vidas para Jesus, e nesse coração Ele quer ser o primeiro, Ele quer o primeiro lugar. Que lugar Deus ocupa no seu coração? O primeiro? O segundo? O terceiro? O último? Coloque Deus em primeiro lugar e você vai ver o que Deus vai fazer na sua vida.
Mis. Jacira da Silva Cordeiro da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário