Coração no alto
Outro dia estava conversando com uma amiga que me disse o seguinte: “não deixe que sentimentos ruins cheguem ao seu coração. Coloque-o no alto. Eu tenho pedido a Deus que fique no meu coração apenas aquilo que venha d’Ele”. A frase “coloque o seu coração no alto” me chamou a atenção e comecei a pensar no que isso significava.
Segundo o dicionário coração é o órgão muscular, centro da circulação do sangue, parte exterior esquerda do peito, onde se sente pulsar esse órgão. Mas não é esse coração que temos que colocar no alto, e sim o coração centro das emoções, lugar de onde vem e para onde vão tudo o que sentimos, lugar de que a Bíblia fala a respeito como sendo: alegre (Ex. 4:14), amoroso (Dt. 6:5), medroso (Js. 5:1), corajoso (Sl. 27:14), arrependido (Sl. 51:17), ansioso (Pv. 12:25), irado (Pv. 19:3), angustiado (Rm. 9:2) e ardente pela Palavra do Senhor (Lc. 24:32). A Bíblia também diz que as pessoas sabem as coisas em seus YY (Dt. 8:5), oram no Y (I Sm. 1:12,13), meditam no Y (Sl. 19:14), maquinam males no Y (Sl. 140:2), duvidam no Y (Mc. 11:23), conferem as coisas no Y (Lc. 2:19), crêem no Y (Rm. 10:9) e cantam no Y (Ef. 5:19). Todas essas atitudes estão ligadas ao emocional e ao intelecto. Colocar o Y no alto significa entregar para Deus as nossas emoções e nosso intelecto.
Colocar o Y no alto significa:
· Olhar só para Jesus! Mesmo que ondas bravias venham sobre nós, nosso olhar estará somente em Deus. E aí todo o medo, toda ansiedade será dissipada!
· Buscar a Deus em primeiro lugar na certeza de que todas as demais coisas nos serão acrescentadas.
· Colocar diante de Deus todas as nossas petições, anseios, sonhos, projetos, problemas na certeza de que Ele nos ouve e nos atende. Demonstrar gratidão por tudo o que Ele nos dá todos os dias.
· Assumir diante de Deus uma nova postura: vida de oração e estudo sistemático da Palavra de Deus, porque é isso que nos fortalecerá na caminhada cristã. A Bíblia diz que devemos guardar no coração a Palavra d’Ele para não pecarmos contra Ele. Diz também que a boca fala do que está cheio o coração (Salmo 119:11; Mateus 12:34). Se o nosso coração está cheio da Palavra de Deus, e se Deus é amor, então as palavras que sairão da nossa boca serão palavras de amor, palavras abençoadas, palavras que edificam. Se guardarmos no coração a Palavra de Deus, então as nossas atitudes e ações serão as que a Bíblia diz que devemos ter.
· Estar no centro da vontade de Deus que é o melhor lugar para se estar. Jeremias diz que o coração é enganoso. As escolhas que fazemos às vezes podem parecer ser as melhores para nós, mas o nosso coração se engana, Deus não! Assim, é melhor buscar a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável!
· Viver uma vida de submissão ao Pai, uma vida onde Cristo reine, e seja de fato o Senhor e nós servos Seus.
· Permitir que Deus tenha livre acesso ao coração, penetrando no mais profundo e tirando de lá tudo aquilo que não provêm d’Ele.
Colocar o coração no alto também é não dar ouvidos aquelas pequenas coisas que surgem no nosso caminho para tentar nos afastar de Deus; não dar ouvidos as palavras contrárias que por vezes ouvimos e que se não estivermos com o nosso Y no alto, pensamos em desistir e ficamos sem forças para prosseguir. É transformar os obstáculos e barreiras em degraus que nos façam estar mais perto de Deus.
Colocar o coração no alto é uma entrega de vida total e irrestrita a Deus. Paulo em Gálatas 2:20 diz: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.
Colocar o coração no alto é estar tão preocupado em servir à Deus e fazer a vontade d’Ele que não nos sobrará tempo para ser desperdiçado com coisas sem importância e que não edificam.
Colocar o coração no alto é desfrutar de uma íntima comunhão com Deus o que automaticamente nos fará ter comunhão com o nosso próximo cumprindo o que diz a Palavra: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lucas 10:27).
Que o teu coração esteja no alto!
Mis. Jacira da Silva Cordeiro da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário