Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

OS PROBLEMAS QUE NÓS ENFRENTAMOS E A SOLUÇÃO DE DEUS

Os problemas que nós enfrentamos e a solução de Deus
Todos nós temos problemas de alguma espécie; e muitos destes às vezes são bem sérios. Problemas financeiros, ministeriais, familiares, conjugais, emocionais, afetivos,... Se formos parar para enumerar os problemas que enfrentamos veremos que a lista parece não ter fim. Como lidar com tantos problemas? Como ter vitória sobre eles? Como posso ter paz em meio a eles? Será que existe solução? Há uma resposta? Eu creio que sim. Mas é preciso procurar a resposta de Deus, não a resposta do homem.
Grandes personagens da Bíblia passaram por problemas difíceis e venceram: Davi, um jovenzinho venceu o gigante Golias; os amigos de Daniel passaram pela fornalha de fogo ardente sem se queimar; Daniel esteve na cova de leões famintos sem devorados por eles; Gideão venceu os midianitas com apenas 300 homens. Mas todos eles enfrentaram os problemas e venceram porque foram na Força do Senhor, não na força deles. Buscaram a solução em Deus e Ele lhes concedeu a vitória.
Vejamos com mais detalhes, como um dos grandes homens da Bíblia enfrentou os seus problemas e venceu: José. Ele se deparou com um problema após o outro: Foi desprezado e criticado pelos seus irmãos. [1] Foi lançado num poço seco e depois vendido como escravo. [2] Foi tentado pela esposa do seu patrão. [3] Foi lançado na prisão sob uma acusação falsa e inventada. [4] Foi esquecido por aquele a quem ajudou e que tinha prometido facilitar sua libertação.
Por causa de tantos problemas, José tinha todas as razões do mundo para se tornar amargurado, desiludido e infeliz. Mas, ao invés disso, vemos que mesmo com todos esses problemas, ele permanecia muito calmo, tranquilo, meigo, sossegado. E quando a oportunidade de vingança chegou, ele foi tolerante e perdoou os seus irmãos. Qual é a explicação? José mesmo nos dá a resposta: Gn. 45:5 – “Deus me enviou”; Gn. 45:7 – “Deus me enviou adiante de vós”; Gn. 45:8 – “Não fostes vós que me enviastes para cá, e, sim, Deus”; Gn. 50:20 – “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer como vedes agora, que se conserve muita gente em vida”.
José tinha um conceito e uma compreensão clara de Deus – como Ele realmente é. José sabia que tudo o que tinha acontecido à ele, tinha a permissão de Deus, e que em todo o tempo Deus estava com ele, protegendo, guiando, cuidando, livrando, dando vitória. José entendeu que Ele é o Deus Soberano, que está no controle de todas as coisas. Ele tinha os olhos em Deus, não nas circunstâncias, ou nos problemas, ou naqueles que o magoaram. E o resultado foi – paz e alegria. José foi abençoado e a Bíblia diz que tudo nas mãos de José prosperava e ele chegou a ser o segundo homem em todo o Egito. Aquele que havia sido feito escravo por seus irmãos, Deus o fez príncipe!
Ele aprendeu uma das maiores verdades teológicas que alguém pode aprender: Tudo o que nos acontece tem uma das duas explicações:
[1] Ou Deus mandou (VONTADE SOBERANA DE DEUS) – assim como mandou a tempestade e o grande peixe para tratar da desobediência de Jonas (Jn.1);
[2] Ou Deus permitiu (VONTADE PERMISSIVA DE DEUS) – assim como permitiu que Satanás atacasse a Jó, Seu servo fiel (Jó 1 e 2). Se houver uma terceira explicação então, Deus não será soberano e não estará no controle.
Precisamos seguir o exemplo de José: Confiar no Soberano Deus em todo o tempo, ter os olhos fitos n’Ele e não nas circunstâncias e ter a certeza de que nenhuma folha cai da árvore sem que Deus permita. Ele está no controle de tudo.
Que Deus nos abençoe! Mis. Jacira da Silva Cordeiro da Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário